segunda-feira, 3 de junho de 2013

Tripé e Monopé


monopé fotográfico, similar ao tripé fotográfico, é um acessório de sustentação utilizado para aumentar a estabilidade da uma câmera fotográfica ou de vídeo, melhorando a qualidade da imagem e permitindo o uso de parâmetros de exposição mais amplos. Por ter apenas uma perna de sustentação em vez das três de um tripé, o efeito de estabilização é quase todo no sentido vertical.

Tripé é um aparelho de três pés ou escoras, sobre o qual podem ser apoiados diferentes tipos de objetos, conforme a aplicação de seu utilizador.1 A palavra vem do grego tripous, que significa "três pés". Um tripé proporciona estabilidade contra as forças no sentido para baixo, as forças horizontais e os momentos em relação ao eixo vertical. O posicionamento dos três pés distantes do centro vertical, permite alavancar melhor o tripé para resistir a forças laterais. Tripés têm a desvantagem de serem pesados ​​e volumosos embora possam ser utilizados com equipamentos de grande porte.

Objetivas

Macro

Fotografia MACRO é a fotografia de pequenos seres e objectos ou detalhes que normalmente passam despercebidos no nosso dia-a-dia;são fotografados em seu tamanho natural ou levemente aumentados através de aproximação da câmera ou fazendo uso de acessórios destinados a este tipo de fotografia; as macrofotografias são exibidas em tamanho bastante ampliado para maior impacto visual.
Classicamente, o campo da macrofotografia está delimitado pela captura de imagens em escala natural ou aumentada em até cerca de dez vezes seu tamanho natural (entre 1:1 e 10:1 de ampliação), mas uma definição precisa está cada vez mais difícil, uma vez que as muitas câmeras digitais usam sensores diminutos. Por outro lado, muitas fotos são obtidas à distância, com o uso de teleobjetivas para captura da imagem, e nem por isso a foto capturada deixa de ser uma macrofotografia.


50mm

50mm 1,8. Há tempos que eu ouvia dizer que uma lente 50mm, uma lente chamada normal, seria uma escola de composição. Dado o fato da lente ser fixa, ela nos liberta do comodismo de ficarmos parados, mexendo apenas no anel de zoom, o que geralmente limita nosso olhar, nosso enquadramento que pode ser melhorado com passos para frente, para trás, ângulo mais baixo, mais alto, etc. Assim que recebi essa que foi minha primeira aquisição importante eu peguei o carro, levei minha irmã Yara ao Parque da Cidade em Feira de Santana e rascunhei um ensaio com ela explorando suas expressões e um pouco da paisagem. Hoje em dia uso muito uma teleobjetiva, mas os aprendizados de utilizar a 50mm fixa, em foco manual (na Nikon D40 essa objetiva não permite foco automático), com grande desfoque, ainda muito me servem. E vez ou outra olha lá a 50mm na câmera.


Grande angular

Do ponto de vista de design, uma objetiva grande-angular (ou lente grande-angular) é aquela que projeta um círculo de imagem maior do que seria o comum para uma objetiva de design padrão de mesma distância focal. Isto permite grandes inclinações e movimentos de deslocamento com uma câmera ou lentes com um campo amplo de visão.
Mais informalmente, em fotografia e cinematografia, uma objetiva grande-angular refere-se a uma lente cuja distância focal é substancialmente menor que a distância focal de uma objetiva normal para o tamanho da imagem produzido pela câmera, se ele for ditado pelas dimensões do quadro da imagem no filme, para câmeras com filme (formato de filme), ou pelas dimensões do fotosensor, para câmeras digitais.
Por convenção, na fotografia, as objetivas normais para um formato particular possuiem uma distância focal aproximadamente igual à distância da diagonal do quadro da imagem ou do fotosensor digital. Em cinematografia, uma lente um pouco mais longa é considerada "normal".
Há uma fórmula simples para se calcular o ângulo de visão de qualquer lente que produza uma imagem retilínea. Além de prover um ângulo de visão mais amplo, a imagem produzida por uma lente grande-angular é mais suscetível à distorção perspectiva do que aquela produzida por uma objetiva normal, pois elas tendem a ser usadas mais próximas do objeto.

Lente com Zoom:

"Zoom" ou "zum" (do inglês: "zoom lens") é um tipo de lente fotográfica e cinematográfica de distância focalvariável, permitindo assim uma mudança do enquadramento das fotos sem a necessidade de reposicionamento do fotógrafo ou a troca das lentes. O fator de zoom é dado pelo quociente da máxima distância focal pela mínima distância focal. O zoom não é capaz de indicar o ângulo de visão de uma dada lente. Lentes com o mesmo fator de zoom podem apresentar intervalos de ângulos de visão diferentes e assim produzir resultados diferentes. O controle do enquadramento de uma imagem é póssível através da distância focal e não o zoom de um dado dispositivo ótico, que na verdade está relacionado com a versatilidade do mesmo e não com o ângulo de visão que ele apresenta. As objetivas zoom costumam indicar o intervalo de distâncias focais que conseguem atender pela notação Min-Max mm, onde Min é a distância focal mínima em número absoluto, Max é a distância focal máxima em número absoluto e mm é a unidade de milímetros para ambas as distâncias focais.

teleobjetiva

Em fotografia e cinematografia, uma teleobjetiva (ou lente telefoto) é uma estrutura de uma objetiva fotográfica de grande distância focal na qual o comprimento físico da lente é menor que a distância focal. Isto é conseguido pela incorporação de um grupo especial de lente conhecido como um grupo de telefoto que estende o caminho da luz para criar uma lente de foco longo em um design muito mais curto em geral. O ângulo de visão e outros efeitos de lentes de longo foco são as mesmas para as lentes telefoto do mesmo comprimento focal especificado. Lentes de longa distância focal são muitas vezes informalmente referidas como lentes telefoto, embora isso seja tecnicamente incorreto: uma teleobjetiva especificamente integra o grupo de telefoto.
Teleobjetivas são por vezes quebradas em mais subtipos de teleobjetiva média: lentes que cobrem entre um campo de visão de 30° e 10° (85mm a 135mm no formato de filme 35mm), e super telefoto: lentes que cobrem entre 8° até menos de 1° de campo de visão (cerca de 300mm no formato de filme 35mm).





Tipos de câmara


Compactas:

Uma câmera compacta, também chamada câmera aponte-e-dispare, é uma câmera fotográfica desenvolvida para operação simples. Ela possui lente fixa com foco automático ou modos de foco e exposição pré-definidos.
Diferentemente das câmeras SLR, onde a imagem do visor é identica àquela que passa através da lente primária até o filme ou sensor, as câmeras compactas possuem um visor paralelo, onde a imagem vista pelo fotógrafo, não é a mesma.

Ultra-compactas:

Elas são leves, fáceis de usar, cabem na palma da mão e podem ser levadas para onde quer que você vá. As câmeras digitais muito pequenas, também chamadas de ultracompactas, podem não ter todos os controles manuais das máquinas fotográficas grandes, mas, em compensação, suas imagens têm qualidade de sobra para registrar bons momentos do dia-a-dia, viagens e festas.

Pequenas no tamanho e com consideráveis capacidades fotográficas, alguns modelos tem telas sensíveis ao toque e outros chegam até a ser à prova d'água, comprovando a vocação para estarem sempre à mão e serem utilizadas nas mais diversas situações. 

Bridges:

A bridge é uma câmera digital a meio caminho entre as compactas e a reflex. O princípio é ter <bold> todas as funcionalidades da Reflex, sendo menos volumosa</gras>, e tendo um sistema de posicionamento baseado na compacto. O resultado é uma unidade versátil, com um zoom poderoso(não intercambiável), mas com modos automáticos que podem ser desengatadas manualmente. 

A ergonomia da câmera permite uma boa pegada, mais segura do que uma máquina compacto e mais estudada, para tirar fotos, ao usar o zoom no máximo. 

Existem vários tipos de máquinas : as bridges mais baratas, com um zoom menos poderoso, menos ajustes, mas mais em conta. As de alta qualidade são mais abrangentes, totalmente desmontáveis, zoom poderoso, o conjunto se aproximando das Reflexs (preços, mais ou menos, na mesma linha da gama Reflex, não necessariamente levando em conta a compra adicional de uma lente). 


Reflex:

Uma Câmera reflex de objetivas gêmeas, do inglês twin-lens reflex camera (TLR), é um tipo de câmera com duas lentes objetivasde mesma distância focal. Uma das lentes é uma objetiva fotográfica (a lente que captura a imagem), enquanto a outra é usada para o sistema de visor que fica ao nível da cintura. Além da objetiva, o visor consiste de um espelho de 45 graus (a razão pelo uso da palavrareflex no nome), uma tela de focagem não luminosa no topo da câmera e um capô pop-up ao seu redor. As duas objetivas são conectadas, para que o foco mostrado na tela de focagem seja exatamente o mesmo do filme. No entanto, muitas TLRs baratas são modelos de foco fixo. A maioria das TLRs usam obturadores de folha com velocidades de até 1/500 segundos com uma configuração B.